Fotografia Lifestyle

Fotografia para Instagram: passo a passo para ter um feed lindo

Fotografia para Instagram é um dos assuntos mais buscados por quem se interessa por criação de conteúdo digital, e volta e meia eu recebo perguntas sobre como eu tiro e edito minhas fotos. Eu fico muito feliz com esse feedback positivo que recebo, então atendendo a pedidos, reuni neste artigo algumas dicas que com certeza ajudarão aqueles que desejam criar um conteúdo com apelo estético e visual mais interessantes.

Antes de entrar de fato no assunto, gostaria de indicar um livro que mudou muito minha forma de ver e pensar a fotografia: A Câmara Clara, do semiólogo francês Roland Barthes. Essa é uma leitura que recomendo muito a todos que desejam se iniciar na fotografia, pois ele trata do assunto através de uma perspectiva bem diferente.

Agora, sem mais delongas, vamos às dicas para arrasar no feed!

1. Treine seu olhar, a beleza pode estar onde você menos espera

 

Fotografia para Instagram, dicas

Sua câmera não trabalha sozinha! Quem faz as fotos serem atrativas é você.

 

Fotografia não é apenas apontar uma câmera para algo e apertar um botão! Eu diria que a parte mais importante do trabalho de um fotógrafo está na observação. Ao aprimorar sua capacidade de observação, aos poucos você se tornará apto a combinar os elementos de uma cena entre si, a fim de transformá-los em uma imagem única. Saber o que você vai fotografar e como, é o primeiro passo para fazer fotos melhores para o Instagram.

Graças à internet e aos smartphones, a fotografia se popularizou. Hoje em dia qualquer pessoa pode fazer fotos incríveis sem precisar comprar equipamentos e softwares caros. O segredo de uma bela foto não está no preço que você pagou pela sua câmera e sim no seu olhar fotográfico. No contexto de uma foto encontram-se os sentimentos que ela evoca, a idéia por trás da imagem e o olhar do fotógrafo.

Mas como desenvolver o olhar fotográfico? Oras, Praticando! A grande sacada para tirar fotos melhores, seja para suas mídias sociais ou apenas por hobby, é tentar ver as coisas de uma forma diferente do habitual: aprecie a beleza dos detalhes, tente novos ângulos, experimente diferentes enquadramentos, brinque com a luz e as cores, explore lugares diferentes… enfim, saia da zona de conforto.

 

Fotografia para Instagram, estilização

Granulado e textura deixaram a foto desfocada mais interessante.

 

Outra dica que me ajudou muito no meu processo de aprendizagem é: esqueça os estereótipos. Não existe certo e errado quando se trata de arte, e fotografia é arte. Eu percebo que algumas pessoas ficam muito presas à idéia de “foto perfeita” e acabam idealizando uma estética inatingível dentro dos recursos que ela possui.

Como eu já citei antes, de nada adianta um equipamento de última geração, zilhões de megapixels, a melhor locação se a imagem em si não suscitar nada. A estética é importante, claro! Mas sua foto precisa “contar uma história”.

Muitas vezes uma foto que ficou um pouco desfocada ou granulada, pode se tornar uma mídia muito interessante se bem contextualizada. A contextualização pode ser feita durante a composição da imagem e na edição, usando as ferramentas certas.

A título de exemplo, na foto acima fui surpreendida pelo meu marido, que estava atrás de mim e me chamou para que eu olhasse para a câmera. O desfoque se deu provavelmente por conta de uma má configuração da câmera, no entanto a imagem conseguiu capturar muito bem o momento. A edição ajudou a criar um efeito de foto antiga e deixou a imagem ainda mais interessante!

2. Ache a iluminação perfeita, luz é tudo

 

Fotografia para Instagram, prefira a luz natural

Para que as fotos de celular tenham mais qualidade, procure a melhor iluminação.

 

Você provavelmente já ouviu algum fotógrafo falar que não há foto sem luz. Na sua origem etimológica, a palavra “fotografia” significa “registrar a luz”. O entendimento para o significado da palavra vem do próprio processo como as fotografias são feitas. Em outras palavras, a iluminação é um dos aspectos mais importantes para se registrar boas imagens.

Como hoje em dia a maioria das pessoas fotografa usando o celular, a questão da iluminação se torna ainda mais importante. Entenda, as câmeras de celular possuem um sensor muito pequeno se comparado aos sensores de outras câmeras como as DSLR, por exemplo. Sendo assim, para conseguir imagens de qualidade é necessário uma grande fonte de luz.

Para mim, a melhor luz para qualquer tipo de foto, seja de celular ou câmera profissional, é a luz natural. Tente fazer suas fotos durante o dia para aproveitar a luz do sol. Se estiver em um ambiente fechado, fotografe perto da janela, por exemplo. Para fotos exteriores, a luz mais bonita é a da manhã, logo após o nascer do sol, ou a do final da tarde – a famosa golden hour.

Apesar de ter uma câmera DSLR, eu uso muito o celular para fazer fotos para o Instagram, pois no dia a dia é muito mais prático. Por isso, sempre busco fotografar em locais com luz natural. Isso muda completamente a qualidade da foto. Acima, uma foto tirada e editada do celular. Reparem como a luz boa deixou a foto mais nítida, com pouquíssimo ruído.

3. Pense na composição da sua foto: combine objetos, roupas e cenários

 

Como compor belas imagens para o Instagram

Instagram de inspiração: @irinahp

 

A fase de composição é tão importante quanto a de produção e isso foi algo que aprendi com a prática. Antes eu achava que bastava ter um cenário bonito e pronto! Mas, não é bem assim. A fase de “pré-fotografia”, ou seja, esse momento no qual você ainda está analisando a cena para transformá-la em uma imagem interessante, é primordial para compor suas fotos.

Mas, como compor uma foto? O que isso quer dizer? Existem algumas regras básicas que devem ser aplicadas para conseguir compor uma imagem atrativa visualmente. Entretanto, não vou me estender no assunto e darei aqui as dicas que uso quando crio minhas fotos e que me ajudaram muito a desenvolver minha sensibilidade estética.

 

Usar cores para compor fotos mais bonitas

Composição com flores e match de cores.

 

  • Escolha o objeto principal da composição, ou em outras palavras, o foco visual da imagem;
  • Analise a cena com cuidado e certifique-se de que não há muitas “distrações”, ou seja, coisas que poderiam desviar o foco do seu objeto principal;
  • Use acessórios que possam enriquecer a imagem e contextualizá-la com o cenário: roupas, objetos, comidas, flores… tudo que deixe sua foto mais harmônica e que ajude a contar uma história;
  • Saia da zona de conforto e experimente cenários diferentes. Às vezes, um lugar “feio” pode se tornar uma locação atraente se você souber incorporar alguns elementos à produção. Solte sua criatividade;
  • Observe se há padrões na cena (linhas, simetria, figuras geométricas) e tente explorá-los para atrair o olhar do espectador, especialmente em fotos de arquitetura;
  • Componha uma paleta de cores que converse com a atmosfera que você deseja criar no seu feed e tente incorporar objetos ou acessórios usando as cores dessa paleta;
  • Tire suas fotos pensando no formato adequado para divulgá-las em suas redes sociais. Por exemplo, se você fizer uma foto na horizontal, saiba que não conseguirá postá-la inteira no Instagram, pois a plataforma não aceita fotos nesse formato. Para evitar de cortar uma parte do seu objeto principal, tente enquadrar a foto de forma que todos os elementos importantes ainda apareçam depois de redimensionar a imagem.

4. Edite suas fotos: fotografia para Instagram sem edição nem pensar

 

Harmonia de cores e estilo nas fotos do Instagram

Instagram de inspiração: @katie.one

 

Que fique claro que eu não tenho nada contra quem escolhe não editar suas fotos. É uma opção, mas não para mim! Se você observar os influencers de sucesso no Instagram perceberá que todos tem algo em comum: fotos de qualidade e muito bem editadas.

A edição não apenas pode melhorar suas fotos, trazendo destaque e recuperando aquilo que a lente não foi capaz de capturar, como também pode ajudar você a descobrir seu estilo fotográfico e compor um feed mais harmônico. Através de ajustes de tons, contraste, brilho e cores você pode criar um estilo único de edição e deixar seu Instagram muito mais bonito.

O mais legal da fotografia para Instagram é que podemos usar nossa criatividade para produzir um conteúdo muito mais atrativo para nossa audiência, então por que nos privarmos disso? Se você trabalha com mídias sociais, você precisa entregar imagens que cativem as pessoas, que tenham algum diferencial. A edição, além de transformar suas fotos, também pode contribuir muito para aumentar seu engajamento.

 

This slideshow requires JavaScript.

 

Não estou falando aqui sobre comprar softwares caros e difíceis de usar. Com alguns aplicativos você já consegue um resultado incrível. Meus apps de edição preferidos são:

  • Lightroom CC Mobile: é o aplicativo que mais uso. Nele você pode mexer nas cores individualmente, fazer pequenos e grandes ajustes e até mesmo criar seus próprios filtros;
  • Tezza App: aplicativo desenvolvido pela influencer @tezzamb. Os filtros são lindos e eu amo particularmente as texturas que deixam a foto com aspecto envelhecido;
  • Afterlight: uso para colocar texturas e efeitos luminosos;
  • VSCO: acho que esse é o app de edição de foto mais famoso e com razão! Tem uma infinidade de filtros e para quem tem a versão paga, existem algumas funções diferenciadas como a HSL, que permite trabalhar cada cor separadamente;
  • A Color Story: a maioria dos filtros e efeitos são pagos, mas é um aplicativo super completo e muitos dos packs são desenvolvidos por blogueiros ou fotógrafos conhecidos.

5. Dicas rápidas e que fazem toda a diferença

 

Dicas para tirar fotos melhores com smartphone

Foto: Unsplash

 

Como estamos focando mais em fotografia de celular nesse post, vou dar aqui algumas diquinhas bem simples, mas que podem mudar tudo e deixar suas fotos mais bonitas e com qualidade:

Limpe a lente do seu celular antes de fotografar: parece bobo, mas acredite, muda tudo. Às vezes suas fotos ficam embaçadas e você não entende por que. Uma das razões pode ser sujeira na lente, marcas de dedo ou oleosidade. Antes de tirar suas fotos, passe um paninho limpo na lente, ou use sua camiseta mesmo. Você vai ver como suas fotos ficarão muito mais nítidas;

Use as grades de enquadramento: sabe aquelas linhas de enquadramento que aparecem quando você abre a câmera do celular? Pois é, com elas você consegue aplicar a regra dos terços! Basicamente, essa regra diz que para ter uma imagem esteticamente harmônica você deve usar 2/3 do campo da imagem para o objeto principal da foto. Claro que você não precisa seguir isso à risca, mas para quem está começando na fotografia para Instagram a regra dos terços pode ajudar muito;

Use o botão de volume para tirar fotos: nos iPhones você pode disparar a câmera usando os botões de volume. Assim, você acaba segurando o aparelho com mais firmeza, pois pode usar as duas mãos para segurar o celular, e dessa forma obter um clique mais preciso;

Configure a resolução do seu celular: a maioria dos smartphones tem em suas configurações a opção de ajustar a qualidade das fotos e vídeos. Escolha a maior qualidade possível, pois assim a imagem conservará uma boa resolução mesmo depois de editada e postada;

Não use o zoom no celular: o zoom reduz muito a qualidade das imagens já que, na maioria dos celulares ele é digital. Caso você tenha um iPhone 7 Plus, 8 Plus ou X isso não é problema, pois esses modelos possuem duas câmeras – se não me engano, há também modelos Android com duas câmeras. Mas, caso não tenha nenhum desses modelos, é preferível se aproximar ao máximo dos objetos para tirar a foto;

Não se esqueça de ajustar o foco, sempre: o foco garantirá uma foto mais nítida e com qualidade. É super simples, basta clicar na tela em cima do objeto, então um quadrado amarelo vai aparecer e focar automaticamente onde você clicou.

Já falei lá em cima, no começo do artigo, mas vale enfatizar novamente: o que faz uma foto interessante não é sua câmera nem o cenário e sim o seu olhar. Fotografia nada mais é do que um recorte que você faz da realidade. No Instagram isso fica ainda mais evidente, pois você escolhe o que você quer mostrar e a forma como você faz isso influenciará no resultado final das suas imagens. Solte as rédeas da sua criatividade e divirta-se fazendo o que você gosta.

Glicia 

 

2 Comments

  1. Fabíola

    6 September 2018 at 21 h 32 min

    Aprendendo muito com vc! Obrigada!

    1. Glicia

      7 September 2018 at 17 h 16 min

      Ahhh, obrigada você por sempre me apoiar 🙂

Leave a Reply