Intercâmbio Morar na França

Faça intercâmbio na França gastando pouco

Sempre me perguntam se é caro fazer intercâmbio na França, quanto custa e quais as opções. Escolhi falar sobre este tema porque além de ser bastante pedido, ele marca o início da minha aventura na terra do croissant. Quando eu decidi fazer intercâmbio na França minha situação financeira não era das melhores. Eu era estudante, não trabalhava, e consequentemente não podia arcar com todos os custos de morar fora.

Nessa época eu já tinha ouvido falar do programa au pair, um tipo de intercâmbio que visa uma troca de serviços. O estudante vai morar com uma família local e em troca de algumas horas de trabalho por dia recebe uma ajuda de custo, alimentação e moradia. Alguns famílias costumam também pagar o curso de francês que você deverá fazer durante sua estadia no país. Além disso, em alguns casos, o estudante recebe também 50% do valor gasto com transporte por mês. É o caso para quem mora em cidades grandes como Paris ou Lyon.

 

intercambio barato na França

 

Como funciona o programa?

Para participar do programa au pair é preciso ter entre 17 e 30 anos. Também é necessário ter conhecimentos básicos da língua francesa. Existem duas formas de se inscrever: passando por uma agência ou através de sites gratuitos.

  • Agências: normalmente são bem caras, a burocracia é maior e você talvez terá mais dores de cabeça relacionadas à papelada. Como essa não foi minha escolha, não posso dizer se vale a pena ou não. Acho que uma das vantagens de passar por uma agência é o fato de que eles se encarregam de procurar uma família para você, o que pode agilizar o processo.
  • Sites: normalmente são gratuitos e você tem a possibilidade de tratar diretamente com as famílias. Essa foi a opção que escolhi, tendo em vista que eu queria gastar o mínimo possível. O site mais famoso e mais confiável é o au pair world. Nele você pode fazer um cadastro e enviar mensagens diretamente às famílias que lhe interessam. A partir do momento que uma delas aceita trocar mensagens com você, a comunicação é feita por e-mail ou por skype.

Quais serão minhas obrigações em relação à família?

Como eu disse anteriormente, o programa au pair consiste numa troca de serviços. Ou seja, em troca de moradia, alimentação e ajuda de custo, o estudante deverá cuidar das crianças da família. Isso implica levá-las e/ou buscá-las na escola/creche, acompanhá-las em suas atividades extra-escolares, ajudar no dever de casa, etc. Essas tarefas podem variar de uma família pra outra, mas o contrato estipula que o estudante não pode trabalhar mais que 5 horas por dia e deve ter pelo menos 1 dia completo de descanso por semana.

Sobre o salário (ajuda de custo)

Você deve ter em mente que a escolha desse tipo de intercâmbio na França tem suas vantagens do ponto de vista financeiro. Você não terá que se preocupar com gastos como aluguel e alimentação. Logo, não precisará de muito dinheiro para viver. O salário, que na verdade é uma ajuda de custo, varia em torno de 265,50€ e 318,60€ por mês. Claro que esses valores são indicativos.

Algumas famílias pagam mais, no entanto nenhuma família pode oferecer menos que isso. Outra vantagem é que enquanto você estiver participando do programa, você estará coberto pelo sistema social de saúde francês (Sécurité Sociale), o que significa que seus gastos com consultas médicas e remédios são reembolsados em parte pelo governo francês. Para não deixar esse artigo muito longo, abordarei esse tópico mais detalhadamente em outro post.

Minha experiência

Eu tive uma experiência fantástica durante minha estadia com uma família francesa. Claro que houve alguns momentos difíceis, afinal os franceses têm uma cultura completamente diferente da nossa. Mas, o que posso dizer é que eu me senti muito bem acolhida desde o primeiro momento. Sempre fui bem tratada e respeitada, e o mais importante, eles sempre fizeram o possível para que eu me integrasse. Fui au pair por 1 ano e não me arrependo, pois me permitiu não apenas melhorar meu francês, como me abriu a cabeça para uma cultura diferente e um modo de vida totalmente novo para mim.

 

estudar na França gastando pouco

 

Sem contar a questão financeira, pois eu jamais teria conseguido vir para a França de outra forma. Então, se você tem vontade de morar na França para estudar, aprender bem o idioma e a cultura do país, mas não tem recursos financeiros para arcar com um intercâmbio, meu conselho é que você procure saber mais sobre o programa au pair. Seja através de uma agência ou no site que eu indiquei acima, informação nunca é demais, principalmente antes de tomar uma decisão tão importante.

Mais informações sobre intercâmbio na França…

Com certeza muitas outras dúvidas surgirão com a leitura desse artigo. Mas não se desespere! Eu pretendo postar em breve mais informações sobre o programa au pair. Questões como visto, Campus France, cursos de língua, gastos com a parte administrativa, entre outras coisas, serão abordadas por aqui em breve.

Também pretendo falar um pouco sobre as diferenças culturais, assim como sobre as regras de boa convivência social francesas. Se esse artigo lhe ajudou de alguma forma, ou se você tem uma dúvida específica, deixe um comentário ou entre em contato comigo pela aba “contato”, no menu principal.

Glicia ♡

Leave a Reply