Guia de Paris Lifestyle

Primavera em Paris: onde ver as flores

Se Paris já é linda por si só, na primavera o espetáculo é de encher os olhos! Entre os meses de março e abril, milhares de árvores entram em processo de floração colorindo a cidade em diferentes tons de rosa. Uma das principais flores que podem ser vistas durante a primavera em Paris é a famosa flor de cerejeira. Hoje em dia a cidade se tornou um dos destinos mais escolhidos pelos turistas para apreciar a beleza dessa delicada florzinha.

 

admirar a primavera em paris

 

Porque você deveria visitar Paris na Primavera?

Como a alta temporada em Paris começa por volta de junho, a Cidade Luz é uma ótima opção para quem deseja se maravilhar com as cerejeiras floridas. Há igualmente diversas outras espécies de flores e plantas que podem ser vistas pelos parques e jardins da cidade.

A primavera em Paris é sempre um momento muito aguardado pelos franceses. Como o inverno aqui costuma ser bem rigoroso, acabamos ficando a maior parte do tempo em casa. O humor das pessoas também muda no inverno. Os franceses ficam mais taciturnos e introspectivos nos dias frios. Antes de morar aqui eu não fazia idéia do quanto a falta de sol pode influenciar nosso estilo de vida e nosso humor!

 

primavera paris cerejeiras em flor

 

A chegada da primavera marca o início dos dias mais longos e ensolarados. A temperatura sobe um pouco e os parques e terraços de restaurantes se enchem de sorrisos e conversas descontraídas. Uma das atividades preferidas dos franceses nessa época do ano é o tradicional piquenique no fim da tarde. Uma garrafa de vinho branco ou rosé, algumas frutas, queijos e claro, uma baguete. Voilà! Seu piquenique parisiense está completo.

Quando começa a época de floração?

Se você está planejando sua viagem para os próximos dias ou semanas, saiba que a floração das árvores depende muito do clima. Normalmente, as flores começam a aparecer no final de março ou começo de abril. Entretanto, se o clima sofreu muitas alterações o processo pode ser antecipado ou atrasado. Este ano o inverno foi bem longo e por conta disso algumas flores ainda não desabrocharam.

Mas não se preocupe, pois há diversos lugares que já estão repletos de flores. As primeiras a aparecerem são geralmente as magnólias, em meados de março. Infelizmente não existe um calendário preciso que indique o bom momento para ver cada tipo de flor. Como expliquei, as condições climáticas podem interferir no processo de floração. Nós tivemos neve em pleno mês de março esse ano, o que é extremamente raro. Isso alterou bastante o calendário de floração.

 

paris durante a primavera

 

Os melhores locais para ver as flores durante a primavera em Paris

Durante a primavera em Paris diversos pontos da cidade ficam floridos. Um dos principais pontos para ver as magnólias é o Jardin du Palais Royal. O parque fica localizado no centro da cidade, no antigo palácio real, que hoje em dia é a sede do Conselho Constitucional. No jardim do palácio você pode contemplar as árvores de magnólias cercadas pela incrível arquitetura do local.

O cenário em si já é um espetáculo à parte! uma mistura de obras de arte modernas, como as famosas colunas de Daniel Buren (Les Deux Plateaux), e de Art Nouveau, presente principalmente na arquitetura do palácio e nas fontes do jardim.

 

jardins durante primavera paris

como é a primavera em paris

jardins parisienses primavera

 

Outros lugares onde você encontra magnólias e de quebra, algumas cerejeiras, é no parque do Champs de Mars, em frente à Torre Eiffel. Mas prepare-se para disputar espaço com os outros milhares de turistas. Um pouco mais calmo, o Jardin des Combattants Espagnols de la Nueve, próximo ao Hôtel de Ville (prefeitura), é uma opção para quem não gosta de lugares muito cheios. No entanto, esse jardim só abre aos fins de semana.

 

paris e torre eiffel na primavera

 

Meu lugar preferido para passear e aproveitar a primavera em Paris é o Parc Floral, jardim botânico com uma grande variedade de flores e plantas em geral. Fica localizado em Vincennes, distrito da região sudeste de Paris. Além de encontrar inúmeras árvores de magnólias e cerejeiras, você vai se encantar com a variedade de tulipas, rosas, camélias e outras diversas espécies de flores e plantas.

Entretanto, eu os aconselho à irem em dias de semana, pois o parque costuma ficar cheio aos sábados e domingos. Caso contrário, procure um lugar calmo para sentar (o jardim é cheio de cantinhos escondidos em meio às plantas) e passe alguns minutos apenas contemplando a beleza da natureza.

 

flores camelias primavera em paris

flores na primavera em paris

melhores parques primavera em paris

 

Lugares imperdíveis para passear durante a primavera em Paris

❀ Jardim interno do Petit Palais;

❀ Jardins do Trocadéro, que tem uma das vistas mais bonitas da Torre Eiffeil;

Square Jean XXIII, do lado da catedral de Notre Dame de Paris;

Jardin de Plantes, onde encontra-se a maior cerejeira que você verá em Paris.

 

tulipas em paris

 

No final do mês de abril o melhor local para ver as cerejeiras é o Parc de Sceaux. Mais de 150 árvores florescem e enchem esse parque de flores em diferentes tons de rosa. Todos os locais citados são acessíveis de transporte público. Aliás, é muito fácil se locomover em Paris usando o transporte. Outra opção de locomoção é o Vélib’, sistema público de aluguel de bicicletas. As estações de Vélib’ ficam espalhadas por diversos pontos da cidade.

 

flores de cerejeira paris

cerejeiras na primavera

 

Você também pode ver – e sentir – a primavera apenas passeado pelas ruas de Paris. Quando eu viajo, sempre tento fazer tudo à pé, para aproveitar o máximo possível de cada detalhe do lugar. Em Paris as estações de metrô são super próximas umas das outras, então meu conselho é: andem pela cidade! Não há melhor sensação no mundo do que flâner pelas ruas da Cidade Luz, eu garanto!

Se você já esteve em Paris durante a primavera e visitou os locais citados neste artigo, ou lugares diferentes, conta para a gente nos comentários. Iriamos adorar saber como foi sua experiência.

Glicia ♡

 

4 Comments

  1. Fabíola Carence

    15 April 2018 at 16 h 18 min

    Belas fotos e ótimo texto Glicia! Parabéns!!!

    1. glicia

      18 April 2018 at 15 h 57 min

      Muito obrigada, irmã linda ♡

  2. Sofia

    15 April 2018 at 18 h 31 min

    NHAAAAAAI, amei que você voltou a blogar! Seu blog tá muito lindo! E organizado. Amo blogs organizados e ‘clean’ hahahaha.

    Fui a Paris no verão, já não tinha essas flores maravilhosas das suas fotos (também maravilhosas). Pra completar, ainda fui num fim de semana de chuva e dias nublados. Chateada! Quero voltar, hahaha.

    Beijinhos ♡

    1. glicia

      18 April 2018 at 15 h 55 min

      AHHHH sua linda, muito obrigada! Pois é, no verão não tem mais flores mesmo, elas duram no máximo até começo de junho, dependo do tipo de flor. Você precisa voltar aqui na primavera, é a coisa mais linda, juro.

      Obrigada pelo apoio, quero blogar muito esse ano, manter uma frequência.

      Bjs ♡

Leave a Reply